As patas dos cachorros não são elementos muito comentados por aí. Por isso que ficamos muito surpresos ao conhecer curiosidades sobre elas, que são muito importantes para a vida dos nossos amigos.
No entanto, apesar de ter suas características meio subentendidas, as patinhas são muito requisitadas para fazer tatuagens, estampar camisetas ou almofadas e fazer demais referências aos cães. Que tal conhecer mais sobre elas, então?
Veja 10 informações sobre as patas dos cachorros:
1
As almofadas (coxins) das patas dos cães são compostas principalmente de tecido adiposo (gorduroso), para que fiquem protegidas do frio e do calor.
2
Entretanto, é possível que as patas dos cães sofram queimaduras (inclusive com a formação de bolhas) quando andam por superfícies quentes (como o chão no verão); ou irritações ao entrar em contato com produtos químicos.
3
Existem glândulas sudoríparas nas patas dos cachorros.
4
Os cães colocam a maior parte do peso do corpo nos dedos,
5
Sabe aquela unha que fica mais afastada das demais nas patas dos cães? Acredita-se que seja remanescente do que seria um dedo polegar (o popular “dedão” dos humanos). E olha só: nem todos os cães tem essa unha.
6
Atualmente, os cães costumam usar esse “dedo” para segurar brinquedos ou petiscos.
7
Algumas raças de cachorro que foram criadas para suportar o frio, como São Bernardo e Terra Nova, têm patas largas e grandes para ter uma maior aderência na neve.
8
E algumas raças como Doberman e Greyhound, têm “pés de gato”, que são menores e mais “arqueados”. Isso faz com que se destaquem pela resistência e velocidade, porque suas patas são leves.
9
Nadadores natos têm pés palmados, como é o caso do Labrador Retriever.
10
Se seu cachorro ficar mordendo ou lambendo excessivamente as próprias patas, pode ser um sinal de ansiedade. É preciso ter cuidado e leva-lo ao veterinário porque pode causar ferimentos.
Fonte: Portal do Dog