Quem tem gatinhos sabe como eles ficam atiçados ao ouvir o barulho da ração caindo no potinho, ou quando mostramos o famoso sachê de comida úmida. Eles miam e roçam no corpo da gente como se estivessem pedindo “vai logo, mamãe, quero comer!”.
Você passa por isso? É, alimentar gatos pode ser bem divertido, e há quem ache que só a ração não é suficiente para os bichanos.
Saiba que a ração é uma das principais fontes de vitaminas e minerais e se tornam essenciais para seu mascote. Alimentar gatos requer cuidados, mas é comum alguns donos recorrerem a outros tipos de alimentos.
Veja só os 3 erros bastante cometidos na hora de alimentar gatos:
1 – Dar leite de vaca ao gato
Os felinos possuem certa intolerância ao leite e produtos com lactose, pois seu trato digestivo não recebe bem esse alimento. O bichinho pode sofrer com vômitos e diarreia.
2 – Dar ração de cachorro para o gato
A troca das rações irá causar deficiências alimentares nos felinos. Por exemplo, gatos precisam ingerir taurina, pois não são capazes de sintetizar sozinhos. Esse aminoácido é fundamental para a retina e sua deficiência no organismo pode causar cegueira.
3 – Dar comida humana
Dividir o seu almoço com o pet ou dar os restos do jantar não são boas ideias. Os bichanos são sensíveis a alguns temperos e gorduras que podem causar vômito, diarreia e intoxicações.
Adaptado de: Revista Meu Pet