Consumo desenfreado: Mapa mostra animais selvagens ameaçados

Um novo mapa mostrando os principais locais de ameaças à vida de animais selvagens irá ajudar a melhorar as estratégias de conservação, disseram os cientistas. Pela primeira vez, foram identificados quais pontos de ameaça são impulsionados pelos consumidores de todo o mundo, assim como as rotas comerciais que mais contribuem para o declínio das espécies.

Os seres humanos são responsáveis por uma série de ameaças aos animais selvagens, como a caça, o desmatamento, a agricultura intensiva, a poluição e a pesca.

Estudos anteriores demonstraram que, pelo menos, um terço das ameaças à biodiversidade a nível mundial está relacionado à produção para o comércio internacional, mas não consideram especificamente o papel das cadeias de abastecimento e a relação entre a procura de recursos naturais e o consumo final de mercadorias.

Compreender as forças do mercado e a demanda global por produtos de animais silvestres pode assim ajudar a melhorar as atuais estratégias para protegê-los.

A pesquisa, publicada na revista Nature Ecology and Evolution, tenta localizar os principais pontos que impactam a vida selvagem e descrever como eles se relacionam com a demanda dos consumidores em outras partes do mundo.

Veja só o vídeo que mostra o mapa:

Fonte: ANDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *