Você tem um mini pig ou tem vontade de ter um, mas não sabe se conseguiria se adaptar? Essa espécie pequenina de porco ficou mais conhecida no filme “Babe, o porquinho atrapalhado” e tem conquistado cada vez mais espaço entre os pets domésticos. Celebridades como a socialite Paris Hilton e a cantora Miley Cyrus já apareceram por aí circulando com um porquinho desses.
Aqui no Brasil esse pet pode ser cuidado em casa sem restrições do Ibama e de outros órgãos responsáveis. Entretanto, para que ele tenha uma rotina e boa qualidade de vida é preciso seguir algumas dicas e cuidados. Já falamos sobre as recomendações de especialistas antes de pegar um para criar: veja aqui.
Agora encontramos algumas dicas para você saber adestrar seu porquinho!
1 – Reconhecer pelo nome
Sempre que chamá-lo pelo nome, faça algo que ele goste muito, como um carinho ou ofereça algum alimento preferido para o pet associar o chamado a algo bom. Por isso mesmo, evite usar o nome dele quando estiver dando bronca.
2 – Hora de dormir
O local da soneca deve ser bem confortável, o que não significa necessariamente que cama seja a melhor opção. Alguns deles adoram dormir em pisos frios no calor. Assim como os cães, o indicado é que os donos criem vários cantos para que o mini pig possa escolher o de sua preferência e adotar o hábito de deitar à noite.
3 – Limpo e cheiroso
Mesmo sendo conhecido por adorar lama, é possível despertar no mini porco o gosto pelo banho. Para começar, na hora em que o animal estiver comendo, lave uma pequena parte do corpo utilizando água morna da maneira menos estressante possível. “A cada treino, lave uma parte do corpo, começando pela traseira, até que o animal aceite a ideia de ser molhado e enxugado”, explica o adestrador André Poloni. Caso viva num ambiente sujo quando filhote, será difícil mudar o hábito. Por isso, o treinador Poloni indica recompensar o pet sempre que ele fizer xixi no local correto. Dessa forma, aos poucos ele irá repetir para ganhar snacks.
4 – Interações tranquilas
Aprender a passear de coleira é algo que o mini pig pode e deve fazer. Isso porque, além de ser um momento de interação, faz com que o animal se exercite e evite a obesidade. Para que se acostume com o acessório, a dica é, mais uma vez, usar o alimento como aliado. “Coloque a coleira antes de ele comer e puxe-o em direção ao alimento, até que aceite a coleira e os puxões. Após alguns treinos, faça o teste fora de casa”, ensina Poloni. Conseguir ficar com um agitado mini porco no colo pode parecer outro grande desafio, mas não é impossível, os especialistas garantem! Para acostumá-lo, segure-o ainda no chão para oferecer o alimento e aos poucos levante com o pet até ficar na posição desejada. Lembre-se de que, depois de adulto, o tamanho e o peso dele podem dificultar a ação.
O mini porco é um animal que gosta de atenção e carinho e se comunica bastante por vocalização. Se não for acostumado desde pequeno com o contato com pessoas, pode desenvolver medo e ficar arisco, por isso a participação do dono é essencial.
Fonte: Revista Meu Pet
Legal!
Olá bom dia. Me chamo cristiano eu comprei um mini ping estou com ele a duas semanas ele tem 50 dias de vida e ele está se adaptando muito bem. Estou com um pouco de dificuldade p ensinalo a fazer xixi e cocô num canto só.Qual a dica para ensinalos a fazer em um só lugar? Já que as vezes não vejo a hora que ele faz.
Como ensinar o mini pig a fazer xixi e cocô no lugar certo?
Como ensinar mini pig a fazer xixi é cocô no lugar certo
Boas preciso de ajuda….
Adotei uma porquinha com 1 mês e 1 semana…mas embora tente atrair a sua atenção para dar festas e mimos ela morde.. como poder contornar a situação
Estou com uma mini pig de 50 dias e já faz um mês que ela está comigo mais não estou conseguindo fazer com que ela faca o xixi no lugar correto, vi onde ela faz as necessidades coloco o jornal ou a fraldinha higiênica no local ela muda de lugar mais não faz o de arrumei , tbm não estou conseguindo fazer com que ela ande com a coleira, consegui colocar mais ela trava e fica muito brava com isso , já usei petiscos e nada
O porco tem fama de gostar de lama porque, assim como os humanos, sua pele queima ao sol. Tanto que várias indústrias de cosméticos utilizam porcos para testes dermatológicos por sua semelhança com a pele humana. Então, para aliviar o desconforto do sol “no lombo” rsrs, eles se elameiam para refrescar.
Minha porquinha já vai fazer cinco meses, ela anda pela rua comigo com ou sem coleirinha, mas quando é contrariada faz um escândalo, eu levo para passear de carro, mas aí faz cocô dentro carro, ou em qualquer outro lugar, como faço para ensinar a fazer assim dentro do carro