Cãoterapia: o que é e quais os benefícios?

A cãoterapia, também chamada de Intervenção Assistida por Animais (IAA), funciona como tratamento de pacientes com doenças graves, comportamentais, transtornos ou simplesmente pessoas que precisam de um cuidado e carinho a mais – como no caso dos idosos.

Casos como autismo, transtornos alimentares e cognitivos comportamentais (dependências químicas, hiperatividade), idosos em casas de repouso ou crianças em tratamento são indicadas para utilizar os bichinhos como momento de diversão, distração e, ainda por cima, melhora na saúde.

Benefícios da Cãoterapia

Dentre os benefícios da cãoterapia estão:

  • criar vínculos e desenvolver melhorias no estado físico e mental do paciente
  • diminuir níveis de estresse
  • aumentar a socialização com outras pessoas
  • aumentar adesão ao tratamento
  • aliviar o sofrimento

E a prática não é boa somente aos humanos, mas também para os animais, promovendo contato direto com pessoas, tornando-os mais ativos e sociáveis.

Para que um cão possa participar de propostas como essas é necessário que tenha treinamento específico, adestramento e vacinas em dia. Além disso, é necessário passar por avaliações de estresse e comportamento. As raças que mais são possuem perfil para isso são: Golden Retriever, Labrador, Bernese Mountain Dog e também os vira-latas. O especialista ainda faz um alerta: “não é só a raça que conta, vários fatores da personalidade do animal são analisados e temos muitos animais sem raça definida que são aprovados no processo”.

Fonte: Revista Meu Pet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *