Quem trabalha fora sabe como parte o coração deixar o pet sozinho em casa. Alguns fazem aquela carinha de “abandono” e ficam agitados, tudo para tentar demonstrar o quão incomodados estão em ver a gente ir embora. Mas a vida é assim, e seja para trabalhar, para ir a uma festa ou ao fazer uma viagem de algumas horas onde não podemos levá-los junto. A pergunta que fica, é: o que fazer nesses casos?
Dicas
Aos poucos: se seu cãozinho ou gato é filhote ou não está acostumado a ficar sozinho em casa, não faça isso de forma drástica. Se você já sabe que irá começar a deixá-lo só frequentemente, comece a habituar aos poucos, saia de casa por 5 minutos e volte. Depois saia por 15 ou 30 minutos, e volte. Com essa atitude você conseguirá acostumá-lo com sua ausência.
Não use como punição: Tente não associar sua ausência como algo ruim ou que signifique punição para ele. Ao voltar trate-o com carinho para que ele se sinta bem e veja que será algo tranquilo.
Passeie com ele: Fazendo uma caminhada e exercícios com seu cão o ajudará a ficar mais calmo durante o dia que passará sozinho em casa. Mas preste atenção se o seu pet tem capacidade para fazer treinos leves ou pesados.
Sem ansiedade: Dizer adeus, nem dê muita atenção ao sair, ou também quando voltar (algo exagerado), pois isso pode aumentar a ansiedade do seu cãozinho. Ele pode associar que você irá embora, e ficará esperando ansiosamente quando você regressar.
Mantenha-o ocupado: Antes de sair deixe coisas para seu cão ou gatinho fazer, como brinquedos espalhados pela casa (bolas, bonecos, ossinhos, etc). Isso deixará ele distraído durante as horas que estiver sozinho.
Sons: Uma TV ou rádio ligados pode ajudar a combater a solidão do pet sozinho em casa.
Rotina com gatos: Os felinos, especificamente, adoram seguir um roteiro durante o dia. Tente dar comida a ele nos mesmos horários, no mesmo local. A caixa de areia também deve sempre estar no mesmo lugar e limpa. Ainda, antes de sair, deixe as portas dos cômodos que ele frequenta abertas. Assim ele se sentirá mais confortável e seguro.
Atenção e carinho: Passe tempo de qualidade com seu animalzinho. Dê carinho, brinque, pegue no colo, deixe-o estar ao seu lado. Mas tente não fazer isso antes de sair ou ao chegar em casa.
Um fato importante é prestar atenção em qualquer alteração no comportamento de seus pets. Se começarem a agir de maneira esquisita ou diferente, considere levá-los ao veterinário, pois pode ser algo relacionado à sua ausência.