Como ensinar seu pet a nadar de forma segura

Se você quer que seu cão aprenda a nadar de maneira segura, nós damos algumas dicas

 Nadar fortalece a musculatura e é uma forma de seu pet praticar um esporte que goste. Mas para que ele conhece a nadar, não basta que você o coloque em uma piscina, até porque pode traumatizar o animal e ele pode se afogar. Não são todos os cães que nascem com o instinto para nadar, porem os cães aprendem rápido. Para que ele comece a nadar primeiro ele tem que se familiarizar com a água aos poucos. Você pode abrir a mangueira ou os espalhadores de água, e incentivá-lo a brincar e espalhar água. Também compre um colete salva-vidas para que seu cão comece com segurança e vai ajuda-lo a flutuar.

Treinamento e brincadeiras

Se você não tem tiver piscina, encontre um lago ou uma lagoa calma e rasa, onde não tenha ondas. Para o seu cachorro nadar e brincar com você dentro da piscina acostume-o aos poucos a essa nova atividade. Embora a grande parte dos cães aceite bem exercícios aquáticos, o seu cachorro só vai gostar de nadar se isso estiver associado a alguma coisa legal. Para começar podemos ensina-lo a nadar desde filhote, depois de ele ter tomado todas as vacinas. Mas para que dê certo o cachorro precisa ficar com vontade de entrar na água.
Entre você mesmo na água e convença suavemente seu cão a juntar-se a você. Para isso você pode levar um brinquedo que ele goste, para instigá-lo a ir para junto de você (o brinquedo precisa flutuar). Quando você conseguir convencer o seu cachorro a molhar as patas, apoie sua barriga com as mãos e mova-o em círculos em torno de você, até ver que ele começa a “remar” com as pernas.Um bom jeito de incentivá-lo é jogar na piscina um petisco ou um brinquedo pra ele buscar. Mesmo depois de o cão ter entrado na piscina, continue dando petiscos a ele. É uma maneira de não deixa-lo com medo.Se você não sabe nadar, peça ajuda de uma pessoa que se vire bem dentro da piscina pra te ajudar no treinamento.É fundamental ficar de olho no cachorro durante todo processo e estar preparado para socorrê-lo se for necessário. A maioria dos cães não consegue deixar a piscina pela escada que estamos acostumados. Sempre que saírem da piscina  seque bem as orelhas do cachorro, pois a umidade pode causar otite.

 

FONTE: Revista Meu Pet

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *