Há cães com orelhas pequeninas, cães com orelhas grandes, levantadas, caídas, peludas, peladas… enfim, de todos os estilos! Mas você sabe tudo sobre elas?
Veja curiosidades sobre as orelhas dos cachorros:
- Os cães têm cerca de 18 músculos em cada orelha, mas o número exato depende de cada raça. É por causa desse grande número de músculos que os cachorros conseguem girar, inclinar, levantar ou abaixar as orelhas. Além disso, eles também são capazes de movimentar cada orelha individualmente.
- Os cachorros conseguem escutar 4 vezes melhor do que os humanos – A audição canina é surpreendente. Os cães conseguem escutar sons imperceptíveis aos nossos ouvidos, como frequências de eletrônicos.
- Quando um cachorro inclina a cabeça, pode ser por causa da audição – Por mais que esse hábito não tenha sido completamente desvendado, existe uma teoria de que os cães inclinam a cabeça para escutar melhor ou descobrir de onde vem o som.
- As orelhas são um grande indicativo para desvendar a linguagem corporal canina – Quando um cachorro levanta as orelhas, significa que está em alerta. Se fica levantando e abaixando as orelhas, pode indicar agressividade. Orelhas para trás são um sinal de que ele está amigável.
- O canal auditivo canino tem o formato de um L – Esse é um dos motivos que fazem os cães serem suscetíveis a ter infecções no ouvido, porque esse formato facilita o acúmulo de sujeira e bactérias. Por isso, é importante limpar as orelhas do seu cachorro regularmente.
- Os cães nascem surdos – Os canais auditivos caninos ficam fechados nas primeiras duas semanas de vida, depois é que eles começam a ouvir.
- Existem cerca de 12 formatos diferentes de orelhas de cachorro: das pequenas e eretas (como é o caso do Pastor Alemão) até as longas e penduradas (como o Beagle e o Basset Hound), são muitas as variedades entre as raças.
Viu como as orelhas dos cachorros têm mais diferenças com as nossas do que a aparência? Elas são uma parte vital para os dogs, cuide bem delas, as higienize sempre e verifique a incidência de vermes e fungos.
Fonte: Portal do Dog