Você tem um gato Persa ou acha a raça linda? Mas sabe onde ela surgiu? Confira!
O gato Persa, raça felina mais conhecida e cobiçada por gateiros de diversos países, surgiu oficialmente no início do século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle passou pela Pérsia (atual Irã) e se encantou com os belos gatos de pelagem exuberante, macia e brilhante que andavam pelas ruas da localidade.
Foi então que a história desse peludo começou. Valle importou os primeiros exemplares da raça em 1620. Porém, a figura desse gato já havia sido registrada em hieróglifos, tendo sua origem com data aproximada de 1634 a.C., fazendo do Persa uma das raças felinas mais antigas que existem.
A criação sistemática e o aprimoramento da raça se deram um pouco mais tarde, quando Nicolas Fabri de Peiresc, um conselheiro do Parlamento francês, trouxe gatos da Turquia, tipo Angorá, que foram cruzados com os Persas para obter uma melhor pelagem. A partir daí, iniciou-se um programa de criação organizado por gateiros britânicos que resultou em mais de 200 tipos de cores de pelagem.
Apesar desse ar de gato “mal-humorado”, o Persa gosta de brincar e cria laços estreitos com seus donos, mesmo que não aprecie muito ficar no colo das pessoas.
De: Meu Pet