Não são somente os cachorros que sofrem com os barulhos altos, não. Trovões e fogos de artifício também são motivos de muito medo para os gatinhos. Eles ficam assustados, procuram um lugar escondidinho para ficar até a barulheira acabar e podem até se traumatizar, mudando seu comportamento.
Então o que é melhor ser feito para acalmá-los durante as tempestades? É melhor ir se preparando, pois a época de fortes chuvas já irá começar no Brasil! Veja 4 dicas de especialistas para fazer senti-los melhores enquanto ocorrem trovões e fogos de artifício:
Forneça um local seguro
Pode ser uma caixa, casinha ou até mesmo, um cobertor. Forneça algo que faça com que seu gato se sinta protegido. Mas não deixe o pet preso em algum lugar, o ideal é que ele mesmo queira entrar na casinha, por exemplo.
Neutralize o barulho
Distraia seu felino com a tv, rádio ou qualquer outro som que “combata” o barulho dos trovões. Pode ser até um brinquedo, mas nada que seja em um volume muito alto porque isso causaria o efeito contrário.
Dê atenção e petiscos durante a tempestade
O sofrimento dos pets durante trovoadas é real e, por isso, eles precisam da sua atenção. Faça questão de mostrar que você está ali para proteger seu gato, dê carinho, fale com ele e também dê alguns petiscos para ajudar a distrai-lo.
Consulte um profissional
Se as coisas saírem de controle, procure um especialista. Se necessário, o veterinário pode indicar remédios para diminuir o estresse ou ansiedade causada pelo medo de tempestades.
O que achou das dicas para cuidar de seu gatinho durante trovões e fogos de artifício? Deixe um comentário para a gente!
Fonte: Portal do Cat