Como cuidar de um animal com desidratação? Isso é muito comum acontecer em épocas quentes, e agora no Brasil estamos exatamente passando por um período assim. Nós humanos conseguimos resolver esse problema facilmente, mas nossos pets às vezes passam por dificuldades na hora de tomar água e se manterem hidratados.
Existem algumas formas de cuidar de um animal desidratado em casa, mas elas só devem ser colocadas em prática quando o cachorro não está vomitando continuadamente, pois nestes casos é mais indicado buscar o auxílio de um veterinário. Se o animal estiver interagindo com a família, mas mesmo assim apresentar alguns dos sintomas já mencionados você pode optar por:
No caso dos cães:
Oferecer água ao cachorro: Se o cachorro não está bebendo a água diretamente do pote, tente deixá-la mais atrativa adicionando um pouco de caldo de galinha sem gordura e sem sal. Caso ele não beba, pegue uma seringa e dê a água na boca do seu cãozinho;
Tentar com gelo: Os cubos de gelo refrescam e ainda são divertidos para os cães, por isso tente oferecer umas pedrinhas de gelo ao cachorrinho para que ele possa triturar e se manter hidratado;
Apostar em soro oral infantil: Esta solução é ideal para repor os eletrólitos que se perdem com a desidratação. Por isso, aposte na mistura de metade soro metade água, ou caso seu cachorrinho aceitar dê o remédio de forma oral e pura.
No caso dos gatinhos:
Coloque o pote de água longe da comida: Pode aparecer alguém pra dizer que deixa a água perto da comida do gato e ele bebe sem problemas. Sim, pode acontecer. Mas, se o gatinho não está bebendo água e ela está perto da comida, experimente colocar num lugar bem longe. Em outro cômodo, de preferência, ou pelo menos em lados opostos de onde fica a comida. Você pode se surpreender!
Aposte em água corrente: Se existe a opção de torneira em local acessível para o gato, e se você não se importar com isso, ofereça a torneira para ele. Às vezes (na maioria das vezes) eles descobrem sozinhos, e bebem muita água assim. Se ele ainda não encontrou, mostre e abra de vez em quando para que ele se habitue.
Fontes artificiais: Em tempos de escassez de água, deixar uma torneira aberta, ou pingando, pode ser um problema, neste caso as fontes ajudam muito! Nas pet shops ou em bazares sempre vemos aquelas fontezinhas. Tem de todo tipo e tamanho. Um investimento baixo se comparado às consultas veterinárias e tratamentos que são necessários para resolver os problemas de saúde causados pela desidratação, então considere!
Fontes: Clube Para Cachorros e Animais Respeito