Seu gato adora um rato? Saiba o que fazer

Em locais próximos de mata ou terrenos baldios, é comum observar a presença de roedores não domesticados. Isso pode representar um risco para seu gato, porque animais silvestres são muitas vezes fontes de doenças, como a leptospirose. Certos sintomas podem estar associados à enfermidade, como mucosas amareladas, urina com cor escura, diminuição da urina, apatia e falta de apetite.

Ele chegou com um rato, o que fazer?

A primeira coisa a fazer é lavar as regiões do animal que entraram em contato com o rato (como as patas) com água corrente e sabão, diminuindo a contaminação local. Se houver alguma ferida por mordedura ou arranhadura, também deve ser lavada. Em seguida, leve o bicho de estimação ao veterinário e mostre a lesão, para que ele possa realizar curativos e, dependendo da extensão, prescrever antibiótico e fluido terapia – um tratamento de suporte que corrige desequilíbrios no corpo. E atenção: a leptospirose é causada por uma bactéria que pode ser transmitida aos humanos, por isso, manipule o mascote apenas utilizando luvas.

Dica para prevenir

Como sempre relatamos aqui em nossa coluna, o mais importante sempre é a prevenção! Por isso, é essencial manter em dia a vacinação anual. Nesse caso, principalmente a vacina V8 ou V10, que protege de várias doenças, entre elas a leptospirose (transmitida pela urina do rato). Outra vacina que deve ser administrada é contra a raiva.

Além disso, onde existe histórico de presença de ratos, é preciso fazer um reforço da vacina contra leptospirose seis meses após vacinar com a V8 ou V10. Outra providência é manter limpo o espaço em que o animal fica para afastar os roedores, recolher sempre o lixo e não deixar o alimento do mascote exposto.

Fonte: Revista Meu Pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *