Alergias em cães: como identificar, prevenir e tratar?

Assim como nós, os pets também podem desenvolver alergias em algum momento da vida, independente de raça ou idade. As alergias mais comuns em cães são as alimentares, as que ocorrem através de picadas de pulgas e inalação de alérgenos, como mofo, ácaros e poeira.

“É importante saber diferenciar a alergia de uma intoxicação alimentar, considerando que a intoxicação tem como sintomas o vômito, diarreia e a perda da vontade de comer. Já a alergia provoca coceira, arranhões, perda de pelos, problemas gastrointestinais e a dificuldade respiratória”, explica o médico veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico do cão ao entrar em contato com uma substância que seu corpo rejeita. “Ela pode ser hereditária, como também propensa a raças específicas, como ocorre com o Lhasa Apso, Buldogue Inglês e Francês, Golden Retriever, Pastor Alemão, Yorkshire, Poodle e Boxer”, explica Machado.

As alergias provenientes de alimentação podem acontecer devido a presença de alguns aditivos, corantes, grãos e proteínas que causam a reação quando em contato com o organismo do cão.

A recomendação para controlar a alergia é realizar a troca da ração atual para uma específica, que não contenha o componente alérgico, ou uma dieta hipoalergênica. Mas não saia por ai substituindo a ração do seu pet. O ideal é procurar um veterinário sempre que seu bichinho apresentar qualquer tipo de sintoma, para que ele descubra a causa dessa alergia e aplique o melhor tratamento.

Fonte: Revista Meu Pet

1 thoughts on “Alergias em cães: como identificar, prevenir e tratar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *